Publicidade

Época Leonina e as decisões que podem enfraquecer algumas relações

Com o Sol em Leão, a impulsividade pode interferir em escolhas importantes nos relacionamentos. Veja o conselho do tarot

A época leonina chegou, e com ela, um chamado de coragem, presença e autenticidade toma conta do céu e também do nosso espírito. Mais do que a vontade de brilhar e ser reconhecido, o chamado agora é para sustentar nossa personalidade e ego com consciência, e o tarot revela muito sobre como fazer isso sem nos perdermos em vaidades e ilusões. O astro rei chega ao signo de Leão, despertando o que pulsa em nós com paixão, mas também indicando os desafios subtis para o ego. No tarot, a época leonina é representada pelo arcano maior A Força, símbolo do domínio interior, do serenidade e da capacidade de transformar instinto em potência criativa.

Este não é um chamado à performance, mas à essência para preservar algumas relações e alianças. Não se trata apenas de ser forte, mas de entender o que realmente é ter força. Ao longo deste artigo, vamos explorar o que o signo de Leão, o arcano da Força e o tarot revelam sobre este ciclo astrológico poderoso.

 

O arcano maior A Força, a representação do signo de Leão no tarot

Para compreendermos a energia vital que pulsa na época leonina, precisamos mergulhar no simbolismo do arcano maior A Força, carta que representa o signo de Leão no tarot e que, na Cabala, está ligada ao Caminho Teth, conectando as esferas de Chesed (a misericórdia) com Geburah (o rigor). Este é o caminho onde o poder encontra o amor compassivo, e onde o impulso selvagem é domado pelo nosso espírito já desenvolvido.

No tarot, essa carta fala sobre um tipo de poder que não é barulhento, mas firme. Um domínio que não se impõe pela força bruta, mas pelo equilíbrio entre instinto e consciência. Representa o momento em que nosso leão interior, símbolo do ego, da fúria e dos desejos, aprende a confiar na mão gentil da alma que guia, e não na dominação que controla. 

 

A relação com a mente humana

Jung chamou essa relação de eixo si-mesmo X Ego, o nosso eu superficial (persona que assumimos para interagir no mundo externo) também tem desejos, deseja controlo, reconhecimento, aprovação e pertencimento, mas o nosso centro mais profundo da alma (si-mesmo, self) também possui desejos e busca autenticidade e integração. É este diálogo íntimo que a época leonina ilumina para nós. Não se trata de eliminar a sombra ou os desejos do ego (saudável), nem mesmo reprimir o desejo do nosso self, mas de reconhecê-los como parte essencial da nossa jornada.

A figura do signo de Leão, na astrologia é regida pelo Sol e nos conduz inevitavelmente a essa tarefa para preservar a nossa vitalidade. Ao longo da época leonina, a casa astrológica onde temos o signo de Leão convida-nos a brilhar, assumir os nossos potenciais, mas o tarot lembra-nos que a luz verdadeira só existe quando temos consciência. Este é um momento muito poderoso para transformar tensão psíquica em maturidade emocional, sem máscaras e redobrar o cuidado com algumas alianças e relações.

 

Astrologia e a Época Leonina

Esta temporada começa com Mercúrio em seu movimento retrógrado no próprio signo de Leão. Isto leva-nos a um reencontro com a nossa fala, expressão e narrativa pessoal. O tarot vem alertar que o que dizemos precisa estar em alinhamento com o que sentimos. Esta não é uma posição muito favorável para Mercúrio estar, visto que os diálogos acabam por tomar um tom mais egoísta. As previsões para as duas primeiras semanas apontam desafios na comunicação, acordos e uma tendência a mal-entendidos movidos por orgulho ou interpretações emocionais exageradas.

Será um momento de rever promessas, contratos e principalmente a forma como usamos as palavras para afirmar a nossa identidade. Na segunda semana da época leonina, Vénus ingressa em Caranguejo e os aspectos tensos que serão formados com Saturno e Netuno podem confrontar algumas expectativas afectivas, trazendo a necessidade de lidarmos sabiamente com os limites e ilusões, tanto pessoais quanto colectivamente. Isto vai serenando à medida que Vénus se aproxima da harmonia com Júpiter, indicando boas oportunidades nesta área do seu mapa astrológico e também para os temas de família, pertencimento, nacionalismo, finanças, sensibilidade e cuidado com o próximo.

 

Época Leonina

Enquanto o signo de Leão clama por expressão emocional autêntica, a Lua Cheia em Aquário na segunda semana ilumina os pontos onde a nossa individualidade pode estar em desacordo com os outros. No colectivo isso pode incluir decisões políticas complexas, repercutindo directamente nos acordos económicos e na visibilidade internacional. Já na terceira semana da época leonina, Marte entra em Libra, um signo considerado exílio para este planeta.

Aqui, o desejo de agir vê-se desafiado pela necessidade de ponderar e preservar a diplomacia, durante este trânsito teremos o momento perfeito para cultivar ações guiadas pela justiça e equilíbrio, evitando a impulsividade. Além disso, Mercúrio volta ao seu movimento directo em Leão, e com isso as previsões apontam para um fluxo mais claro na comunicação e decisões.

 

O arcano menor Seis de Copas complementando os ensinamentos para a Época Leonina

Sob a regência do arcano maior A Força, que guia esta época leonina com o chamado à coragem interior e ao equilíbrio entre instinto e consciência, o arcano Seis de Copas surge no tarot como um lembrete de que crescer também é lembrar com amor de quem já fomos. Esta carta fala de memórias, assuntos do passado que entram em avaliação criteriosa, saudades e do poder transformador da reconexão com os factos não como prisão, mas como fonte de ternura e cura.

É um chamado à doçura e à gentileza com o próprio passado e com nossas relações e alianças. Contudo, precisaremos aprender a equilibrar a misericórdia com o rigor tal como o ensinamento do Arcano Maior a Força. Gostou deste artigo? Que durante esta Época Leonina, possa revisitar as suas águas emocionais com um olhar maduro para reconciliar passado e presente para avançar com mais leveza e autenticidade. Partilhe este artigo com aquelas pessoas queridas que podem beneficiar desta informação.

Que o amor-próprio nos guie e que a fé nos acompanhe!

 

Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.

Instagram:@origemtherapias

Site:https://www.origemtherapias.com.br

Leia também